Graça Soberana

CENTRADOS NO EVANGELHO: reflexões cristocêntricas sobre a graça e as insondáveis riquezas do evangelho na vida de um desprezível pecador

Definições do Evangelho: Martinho Lutero

Evangelho

De forma mais sucinta, o Evangelho é uma apresentação de Cristo, de que ele é o Filho de Deus e se fez homem por nós, de que morreu e foi ressuscitado e de que foi estabelecido como Senhor sobre todas as coisas.

É exatamente o que Paulo apresenta e expande em suas epístolas. Ele passa por cima de todos os milagres e episódios (do ministério de Cristo) que são apresentados nos quatro Evangelhos, mas inclui todo o Evangelho de forma suficiente e abundante. Isso deve ser visto de forma bem clara em sua saudação aos romanos, na qual ele define o evangelho, quando declara:

Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas Escrituras Sagradas, acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor…

E assim por diante…

Aí você encontra o Evangelho. O Evangelho é um relato acerca de Cristo, filho de Deus e de Davi, que morreu e ressuscitou e está estabelecido como Senhor. Aí está o Evangelho em poucas palavras.

– Martinho Lutero, Martin Luther’s Bbasic theological writings [Escritos teológicos fundamentais de Martinho Lutero], p. 94.

Travin Wax é editor responsável do The Gospel Project, programa de estudo centrado no evangelho, voltado para pequenos grupos de todas as idades e focado na maravilhosa narrativa das Escrituras. Travin fez uma longa compilação de definições do Evangelho que postaremos nesta série.

Título: Martinho Lutero. Autor: Travin Wax. Série: Definições do Evangelho. Tradução: Graça Soberana/Fabiano Medeiros.

Copyright © de Travin Wax, © 2012 de Graça Soberana. Você pode ler o original aqui.

Solus Christus, sola gratia, sola fide, sola Scriptura, soli Deo gloria!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: