Graça Soberana

CENTRADOS NO EVANGELHO: reflexões cristocêntricas sobre a graça e as insondáveis riquezas do evangelho na vida de um desprezível pecador

Poemas: Buscando a Cristo crucificado [Gregório de Matos Guerra]

Para abrirmos a semana relembrando o Evangelho que nos salvou, queria brindar-nos com um delicioso soneto sobre a cruz da pena de Gregório de Matos Guerra!

Inevitavelmente nos vêm à mente as palavras de Paulo, que não podem calar: “Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado” (1Co 2.2).

Buscando a Cristo crucificado

A Vós correndo vou, braços sagrados,

Nessa cruz sacrossanta descobertos,

Que, para receber-me, estais abertos,

E por não castigar-me, estais cravados.

A Vós, divinos olhos, eclipsados

De tanto sangue e lágrimas cobertos,

Pois, para perdoar-me, estais despertos,

E por não condenar-me, estais fechados.

A Vós, pregados pés, por não deixar-me;

A Vós, sangue vertido para ungir-me;

A Vós, cabeça baixa, por chamar-me;

A Vós, lado patente, quero unir-me,

A Vós, cravos preciosos, quero atar-me,

Para ficar unido, atado e firme.

Gregório de Matos Guerra (Bahia, 1623-1696), extraído de Poemas do amor maior: os melhores sonetos cristãos, antologia organizada por Jefferson Magno Costa (São Paulo: Mundo Cristão, 19987). Veja esse soneto traduzido aqui em chinês.

2 comentários em “Poemas: Buscando a Cristo crucificado [Gregório de Matos Guerra]

  1. Claudio Morandi
    4 de abril de 2011

    Precioso estudo!!! fui muito edificado com esta mensagem – parabéns pela mensagem.
    já adicionei este site em meus contatos.
    Deus abençoe.
    Claudio Morandi

    • Fá Medeiros
      4 de abril de 2011

      Obrigado, Claudio! Desu continue te abençoando. Valeu pela visita por aqui!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 20 de outubro de 2008 por em Evangelho, Graça soberana e marcado , , , , , .
