Graça Soberana

CENTRADOS NO EVANGELHO: reflexões cristocêntricas sobre a graça e as insondáveis riquezas do evangelho na vida de um desprezível pecador

Powlison 4


“Se ‘idolatria’ é a palavra característica e sintetizadora do Antigo Testamento para nosso afastamento de Deus, então ‘cobiça’ ou ‘concupiscência’ é a palavra característica e sistetizadora do Novo Testamento para o mesmo afastamento. Ambas são uma sigla para o maior problema do ser humano.

As perguntas profundas sobre minha motivação não são ‘O que me motiva?’. As perguntas mais importantes são: ‘Quem é o mestre deste padrão de pensamento, sentimento ou comportamento?’. Na perspectiva bíblica, somos religiosos, inevitavelmente presos a um deus ou outro. As pessoas não têm necessidades. Temos mestres, senhores, deuses, sejam eles nós mesmos, outras pessoas, objetos estimados, Satanás. A metáfora de um coração idólatra e a sociedade juntos captam o fato de que a motivação humana relaciona-se diretamente a Deus: ‘Quem, a não ser o Deus verdadeiro, é meu deus?’.

Quando uma ‘necessidade de segurança’ impele minha vida ou parte dela, outra vez estou manifestando um comportamento religioso. Em vez de servir o Deus verdadeiro, o deus a que eu sirvo são a aprovação e o respeito das pessoas, sejam essas pessoas eu mesmo ou os outros. Sou um idólatra. Não sou ‘motivado por uma necessidade de segurança’. Sou ‘mais motivado por cobiçar uma segurança do que por um desejo de ser governado por Deus’.” (David Powlison, cit. C. J. Mahaney em sua mensagem The idol factory [A fábrica de ídolos].)

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 11 de outubro de 2007 por em ídolos do coração.
