Graça Soberana

CENTRADOS NO EVANGELHO: reflexões cristocêntricas sobre a graça e as insondáveis riquezas do evangelho na vida de um desprezível pecador

Estudos: Princípios bíblicos de conduta [C. J. Mahaney]

C. J. Mahaney compilou as perguntas abaixo, seguidas do apoio escriturístico, para nos ajudar a descobrir se determinada atividade agrada a Deus ou não.

1. Isso me traz a tentação de pecar?

Romanos 13.14: “Ao contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne”.

2Timóteo 2.22: “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor”.

2. É benéfico?

1Coríntios 6.12a: “’Tudo me é permitido’, mas nem tudo convém”.

1Coríntios 10.23: “‘Tudo é permitido’, mas nem tudo convém. ‘Tudo é permitido’, mas nem tudo edifica”.

3. É escravizante?

1Coríntios 6:12b: “‘Tudo me é permitido’, mas eu não deixarei que nada me domine”.

4. Honra e glorifica a Deus?

1Coríntios 10:31: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”.

5. Promove o bem dos outros?

1Coríntios 10:33: “Também eu procuro agradar a todos, de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos”.

6. Leva alguém a tropeçar?

1Coríntios 10:32: “Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus”.

7. Nasceu de uma motivação pura?

Jeremiah 17:9: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”.

(Fonte: Worldliness – half a poison pill won’t kill me, um livrete compilado por Joshua Harris a partir das citações de uma série de mensagens sobre “mundanismo” proferidas na Covenant Life Church, em 2001.)

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 19 de maio de 2006 por em Evangelho e santificação.
